quarta-feira, 3 de março de 2010

O dilema do transporte público



Como meu blog é um lugar que me permite fazer alguns desabafos, falo agora sobre uma coisa da minha rotina que ultimamente anda me tirando do sério: o transporte público.
Para todas aquelas pessoas que não dirigem, não tem carro ou querem fugir do trânsito, o transporte público é a opção mais comum e barata, mas que, nos últimos tempos está deixando muito a desejar.

Eu realmente acho bonitos os comerciais do Governo de São Paulo que são veiculados nas emissoras de TV sobre as melhorias nos trens da CPTM e do Metrô, mostrando todas aquelas pessoas felizes e contentes com o que está sendo feito, mas, na real, as coisas são bem diferentes. Quem manda produzir uma propaganda dessa não pega o trem LOTADO às 7h da manhã pra ir para o trabalho; não é esmagado contra as portas e contra outras pessoas enquanto tenta entrar em um dos vagões, não é empurrado por outras pessoas quando alguém quer sair do vagão; não fica 30 minutos numa fila, num lugar improvisado, esperando um ônibus pra levar ao metrô; não fica esperando e sendo esmagado pra fazer baldeação na Estação Sé/Paraíso do metrô; não sua que nem um condenado nos dias quentes dentro dos vagões porque o ar condicionado que tem dentro deles não é suficiente para a quantidade de pessoas que estão dentro dele e por aí vai... são diversos os problemas/”perrengues” pelos quais passam as pessoas que utilizam o transporte público para se locomover todos os dias.

Me impressiona o fato do Governo investir tanto em propagandas falando das melhorias que eles tem feito para a população do Estado e não dar a devida atenção para as coisas que realmente importam. Não vou falar que é mentira que estão sendo feitos investimentos, porque realmente não é. São várias obras sendo entregues e diversas melhorias sendo feitas, principalmente nas áreas de saneamento e educação, mas tem MUITA coisa pra melhorar ainda, em especial no quesito transporte. Na época que meus pais pegavam o trem as condições eram muito mais precárias, isso é fato. Mas isso não me consola. Com toda estrutura e tecnologia que temos agora, a malha ferroviária e metroviária tem tudo para ser expandida e melhorada. Essa medida, além de facilitar o acesso aos mais diversos lugares, teria também como conseqüência direta a melhora no trânsito da cidade – pois muitos optariam por ir de transporte público ao invés de ir com seus próprios carros, pelo simples fato de ser um meio mais rápido, fácil e seguro -, o que seria de grande valia para todos nós que vivemos e trabalhamos em São Paulo e sofremos todos os dias com o caótico trânsito da metrópole.
Sem defender ninguém ou apontar culpados, gostaria de registrar aqui minha indignação com nossos governantes e o próprio governo, que está mais preocupado em fazer a campanha do nosso atual governador para presidente, mostrando as obras realizadas por ele no estado de São Paulo do que com realmente melhorar a vida daqueles que moram aqui.
Falo isso como trabalhadora, cidadã e alguém que pega o trem/metrô todos os dias: Tá difícil a situação! :P