sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

E o bom senso, onde está?

Como primeiro post oficial do meu blog, resolvi tratar de um tema meio complexo: o Bom Senso!

Pois é... bom senso é uma coisa que todo mundo deveria ter, porém, a cada dia que passa, parece que menos e menos pessoas conseguem ter isso na vida. E essa falta de bom senso aliada à falta de autocrítica consegue piorar ainda mais as coisas...

O questionamento de onde está o bom senso das pessoas surgiu hoje [mais uma vez] na minha volta pra casa, dentro do metrô. Estou eu lá, sentadinha no meu canto, quando me deparo com um casal apaixonado que entra no mesmo vagão que eu e começa a se pegar tensamente. Tipo... vocês podem gostar de estar juntos, gostar de se beijar e etc etc, mas, por favor, se controlem! Tem pessoas ficando constrangidas ao seu redor pelo fato de suas línguas estarem aparecendo mais do que elas deveriam e suas mãos estarem em lugares mais íntimos... Tudo bem que, quando você está com alguém que você gosta, você acaba se esquecendo do mundo ao seu redor e blá blá (eu sei, um dia eu já estive apaixonada e não quero aprofundar essa discussão porque o meu objetivo não é esse ^^), mas é aquilo: tem coisas que as outras pessoas não precisam ver!

Podemos perceber a falta de bom senso também nas roupas que as pessoas usam. Não é porque é moda que você tem que usar tudo aquilo que impõem pra você! Vou dar como exemplo peças tanto do guarda roupa feminino quanto do masculino: 

- Calça Saruel: MAS QUEM FOI QUE DISSE QUE AQUILO É BONITO? Sério mesmo... já ouvi VÁRIOS (repito, VÁRIOS) homens que me disseram – e eu concordo com a opinião deles – de que aquela calça não é nada sexy!!! Além de parecer que você está usando um fraldão e está cagada, seu culote aumenta horroooores! Não adianta. A dita “moda” não foi feita para as mulheres que usam modelos tamanho 40 para cima... E estou falando por mim mesma, que se usar algo do tipo fico parecendo um botijão de gás :B 

- Mini Saia: Ok! Foi moda nos anos 60, Twiggy e tals... maaas, e aí? Use-a com moderação! Sua tentativa de ser sexy pode fazer você parecer uma piranha :D Se bobear, ganha um apelidinho “Geyse” por aí...

- Regata (para homens): USEM-A COM PARCIMÔNIA!!! Falo por mim, que sei que aquelas regatinhas do tipo “mamãe, quero ser fortinho” não combinam com todo tipo de corpo e passam a idéia de “olá gatinha, passo o dia todo na academia (ou pelo menos tento) pra ficar com o meu bíceps, tríceps, etc etc etc bem malhadinhos só pra você olhar pra mim!”. Não que não seja legal o cara cuidar do corpo, ser vaidoso e blá blá, mas é aquilo... tudo tem que ter um meio termo! Vá com calma na regatinha e seja feliz... :D

Obs: Mulheres com um pouquinho mais de autocrítica desconfiam de caras que usam regatinhas desse tipo. A idéia é de que eles tem mais músculos do que cérebro.

Nesses casos também digo que a autocrítica é fundamental. Se você é gordinho, tem uma barriguinha mais pronunciada e panetones pra fora, não use coisas coladas demais ou que mostrem isso... use coisas que valorizem o seu corpo. Dá uma apertada na cintura, usa uma calça mais alta, talvez!  Uma coisa que eu não consigo entender também é mulher barriguda com blusinha que mostra a barriga (sem esquecer do piercing pendurado). Como eu me indago com perguntas do tipo “meu, será que ela não percebe que ela está ridícula assim?” ou “será que ela acha mesmo que tá com essa bola toda?”.

Outro exemplo de autocrítica está no processo de escolha dos políticos para nos representar no governo. Cadê a consciência política das pessoas que se dizem cidadãs ao votarem para seus representantes pessoas como Frank Aguiar, Netinho de Paula,Clodovil e Agnaldo Timóteo??? Não que eles não sejam competentes naquilo que fazem - ninguém aqui está falando nada disso - porém, fica aí a dúvida se eles são competentes o suficiente para representar os ideiais, as necessidades e os anseios da população que os elegeu. Será que ser o cãozinho dos teclados, um cara da COHAB, um representante dos gays e cantor é suficiente? Sem contar também daqueles que votam nos políticos que são comprovadamente corruptos com a desculpa de que “ele rouba, mas faz!”. Cadê o bom senso da população que se deixa ser enganada por esses crápulas??? (Neste caso, entramos em outro tema chamado educação, que não caberia falar nesse post,que  já está imenso). Enfim... aonde está a capacidade das pessoas de conseguir distinguir o bom do ruim, o certo do errado, o moral do imoral e o bonito do ridículo?

Fica aí a minha dica: Exercite sua autocrítica! Não é tão difícil assim e só vai fazer você ter melhores resultados!

Além disso, eu pergunto também para você, meu leitor: aonde está o bom senso e a autocrítica das pessoas?

5 comentários:

  1. Perfeito o post Gi!!!

    Adorei! Calça saruel é o horroroso!!! MC Hammer que o diga!!! hahahahah

    E regata em qualquer lugar que não seja academia/clube/praia não dá.. é muito feio!!!

    Adorei seu blog!!!


    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  2. Fiii! Que bom que você gostou!
    Espero tê-lo como leitor do meu blog também :)

    Além disso, prometo temas melhores para os próximos posts!

    Beeijos :*

    ResponderExcluir
  3. acredito que o que falta nas pessoas hoje em dia não é bom senso, e sim, ciudarem mais da sua vida do que das outras.

    Vamos lá, você não gosta da moda de hoje? Não gosta dos politicos eleitos pelo povo? Faça uma revolução... mude a moda... mude a politica... o que você vai fazer por tudo isso?

    Se as pessoas que votam em um cara da Cohab (é assim que se escreve), um representante dos gays ou um cantor, você, como uma pessoa que tem estudo, que teve educação, use o seu bom senso e mostre para o povo de que todos eles são corruptos, são sujos, e de que a politica no Brasil é uma merda.

    Agora, se você não for capaz disto, se sabe apenas brincar com as palavras, fingir-se de sábia e que o que escreveu foi muito inteligente, continue postando sobre o bom senso que uns deveriam ter aqui ou a autocritica que outros deveriam ter ali.

    Dica: leia mais.

    "Fico pensando: tanto ouro, tanto minério, tanta riqueza no nosso solo e subsolo e nós sempre atolados até o pescoço! E aí você vai se lembrando de tudo que leu e aprendeu em livros seriíssimos, toda a desgraça da América Latina e do teu triste Brasil, e vai pensando e se detendo no mundo da política & negócios e vai sentindo um cheiro de excremento, de cloacas abertas, de sordidez e pestilência... Você pensa: caguei-me? Não. Eles que defecaram no planeta.

    HILST, H. Cascos & Carícias & outras Crônicas. SP: Globo, 2007. (p. 65)"

    ResponderExcluir
  4. Um amigo meu sempre ressaltou que os notáveis, os intelectuais e os doutores discutem assuntos e que a corja, o povão, o bando, a malta e o populacho discutem pessoas mesmo, que é mais simples. É falta de jornal minha gente, informação.

    ResponderExcluir
  5. caro leitor anônimo acima :)

    Admiro sua disposição em vir até o meu blog e deixar um comentário, ainda mais depois de ter o trabalho de colocar nele uma citação direta de um texto.

    Bom, em nenhum momento quis passar a ideia de que sou a toda poderosa, detentora do saber e do bom senso. Muito pelo contrário! Quando me propus a escrever um blog, resolvi compartilhar meu humilde conhecimento adquirido ao longo de minha vida, minhas opiniões e pontos de vista, mas também me propus a conhecer e tentar entender a posição das pessoas sobre os assuntos que escrevo aqui. Ninguém sabe de tudo, ninguém é dono da verdade e ninguém é bom o suficiente que não possa melhorar.
    Se quero melhorar o mundo? Se quero revolucionar a moda? Quem sabe! Aqui está o começo! A partir do momento em que me manifesto sobre determinados assuntos em um local de grande visibilidade como a internet, estou fazendo parte da minoria que se manifesta (um dos conceitos de opinião pública) e que, consequentemente, já está fazendo algo, mesmo que ínfimo, para buscar mudanças.

    Dica: como você me disse para ler mais, sugiro que você também pesquise sobre os mais variados conceitos de opinião pública e entenda seus mecanismos. Vai acrescentar muito pra sua vida :)

    muito obrigada a todos pelos comentários! e você, leitor anônimo, tem direito a resposta.

    beijos!

    ResponderExcluir

deixe sua impressão por aqui :D